http://www3.ambiente.sp.gov.br/parque-porto-ferreira

Sobre a Unidade de Conservação

O Parque Estadual Porto Ferreira fica localizado no município de Porto Ferreira, a 227 km da cidade de São Paulo. Foi criado em 1962 com o objetivo de preservar um dos últimos remanescentes de vegetação natural da região.

Possui área de 611 hectares com vegetação nativa de Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e Mata Ciliar, que merecem destaque por sua rica biodiversidade.

Nos 180 hectares de vegetação de Cerrado do Parque, foram identificadas 200 espécies de árvores, entre as quais o pau-terra, o barbartimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo e a pimenta-de-macaco.

Já a Floresta Estacional Semidecidual ocupa 400 hectares, destacando a presença de espécies de grande porte, como o jequitibá-rosa, a figueira, o cedro e a peroba.

O parque conserva    uma grande porção de Mata Ciliar, que se estende em uma faixa de 5 km às margens do Rio Mogi-Guaçu. Os diferentes tipos de vegetação do Parque servem de refúgio para diferentes grupos de animais que estão ameaçados de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-mirim, a paca, o sauá, e aves como o jaó e o papagaio-verdadeiro.