http://www3.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua

Sobre o Parque

O Parque Estadual do Jaraguá (PEJ) abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo. É representado pelo icônico morro do Jaraguá, onde está localizado o Pico do Jaraguá, que representa o ponto mais alto da cidade de São Paulo. Com 1.135 metros de altitude, o pico proporciona um vislumbre inusitado e belo da maior cidade da América Latina. Num dia de ar limpo, é possível avistar um raio de 55 quilômetros.

Atualmente, o Parque Estadual Jaraguá integra a Zona Núcleo do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Os visitantes podem conhecer esse cenário que mistura riquezas históricas, além de atrativos de fauna e flora preservados na Unidade de Conservação. Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, tem como vizinhos os bairros de Perus, Pirituba e Parque São Domingos, além do município de Osasco.

Há controvérsias sobre a origem do nome “Jaraguá”. Para alguns autores, a tradução é “Senhor dos Vales” e outros dizem que significa “Deus da Nuvem Branca”. Ainda existe a tradução que corresponde a “Dedo de Deus”.

VER TEXTO NA ÍNTEGRA