http://www3.ambiente.sp.gov.br/parque-campina-do-encantado

Sobre o Parque

Lendas, mitos e muitas histórias dos encantos deste local

A vegetação é dominada por floresta de restinga, floresta paludosa (bromélias), caxetal, guanandizal e campos de várzea.

A fauna é bastante rica e diversificada com vários tipos de aves e outros animais. O seu atrativo principal é a turfeira rica em gás metano, formada por acúmulo de matéria orgânica em ambiente lagunar marinho. Na trilha da Campina, o monitor demonstra como é possível provocar a liberação e combustão desse gás, com a presença de fogo, produzindo chamas de oitenta centímetros de altura. No Parque há também sítios arqueológicos, formados por fragmentos de ossos, conchas e outros objetos que podem atingir dez metros de diâmetro e cinco metros de altura, conhecidos como Sambaquis.

As atividades de Educação e Interpretação Ambiental desenvolvidas, têm o objetivo de despertar a consciência do contato com a natureza. Para isso, o Parque conta com um Núcleo de Visitação, equipado com sala de audiovisual para cursos e eventos ambientais, um alojamento para pesquisadores e técnicos, um quiosque com churrasqueira, um tanque de peixes nativos, um viveiro de mudas nativas e uma estação meteorológica computadorizada.

A partir de agora, você vai desfrutar deste tesouro, ao mesmo tempo em que irá redescobrir a importância da conservação ambiental.

Abrange uma área de extensa planície conhecida tradicionalmente por Campina do Encantado, composta por sedimentos marinhos com um depósito de turfeira central, onde ‘sai’ o fogo. Seus principais atrativos são a turfeira, dois sambaquis com aproximadamente 10 metros de diâmetro por 5 metros de altura bastante conservado; flora riquíssima em bromélias e aráceas; e fauna diversificada. Atende a todos programas de gestão de uma UC, no entanto seu maior foco é na educação ambiental, onde busca desenvolver atividades direta junto com estudantes da região e moradores do entorno.

VER TEXTO NA ÍNTEGRA