http://www3.ambiente.sp.gov.br/mona-pedradobau

Sobre o MONA

Do cume das pedras do MONA,  é possível avistar o maravilhoso Vale do Paiol e a cidade de São Bento do Sapucaí. Ao fundo, as montanhas que separam os Estados de Minas Gerais e São Paulo. A Pedra do Baú, por sua vez, pode ser vista de algumas cidades do Vale do Paraíba e, antigamente, era um importante instrumento na navegação geográfica.

A área é conservada por meio de uma gestão compartilhada entre a Fundação Florestal e a Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí. Essa categoria de Unidade de Conservação tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, de acordo com o SNUC (Art. 12). A mesma lei determina que a visitação pública nesta categoria de UC esteja sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da UC, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração e aquelas previstas em regulamento.

Sobre a região

O Monumento esta situado na Estância Climática São Bento do Sapucaí, localizada a 192 Km da Capital do Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A cidade e a região oferecem ampla rede de serviços e facilidade para os turistas.