http://www3.ambiente.sp.gov.br/institutodebotanica

Núcleo de Pesquisa em Anatomia

A  Anatomia Vegetal é um ramo da Botânica que estuda a estrutura interna dos vegetais. O conhecimento da estrutura das plantas subsidia os estudos de identificação das espécies, o entendimento de processos evolutivos, fisiológicos e bioquímicos e esclarece os mecanismos de adaptação dos vegetais aos diferentes ambientes. Considerando que nas plantas a estrutura tem caráter diagnóstico e influencia sua sobrevivência e adaptação ao ambiente, os estudos anatômicos são fundamentais quando se pretende conhecer, entender e conservar a biodiversidade vegetal.

 As linhas de pesquisas desenvolvidas no Núcleo são:

– Anatomia ecológica para determinar as respostas das plantas a estresses ambientais, com ênfase nos danos causados por poluentes aéreos em espécies nativas, contribuindo para a seleção de espécies vegetais bioindicadoras a serem utilizadas em programas de biomonitoramento da qualidade do ar;

– Anatomia de plantas nativas e cultivadas para subsidiar trabalhos de cunho taxonômico e ecofisiológico, assim como de espécies de interesse econômico;

– Anatomia da madeira para avaliar as variações estruturais de espécies nativas sob a influência de diferentes fatores ambientais (climáticos, edáficos etc.), que possibilitem as mesmas ocupar ambientes distintos.

       O Núcleo também é responsável pela manutenção e ampliação da Xiloteca (SPw) do Herbário Maria Eneida P. K. Fidalgo (SP). Atualmente, o acervo tem 2.770 amostras de madeira de espécies nativas, representativas principalmente do Estado de São Paulo, fato que torna a coleção de grande importância para a pesquisa, uma vez que permite comparar espécies de diferentes biomas.

        A equipe do Núcleo também está envolvida na formação de recursos humanos, orientando alunos e estagiários em diferentes níveis (graduação e pós-graduação), além de atender os interessados em questões específicas relativas à sua área de atuação, oferecendo treinamento e assessoria a demandas diversas.