http://www3.ambiente.sp.gov.br/e-e-itapeti

Sobre a Estação Ecológica

A Estação Ecológica de Itapeti é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrada pela Fundação para Conservação e Produção Florestal do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, abriga 89,47 ha de área preservada e encontra-se na Serra do Itapeti, no bairro da Volta Fria em Mogi das Cruzes.

Seu solo fértil e rico na produção de água permitiu que, no passado, a unidade fornecesse a água para abastecimento do distrito de Jundiapeba, principalmente do antigo Leprosário Santo Ângelo, desativado em 1952. O perímetro da represa abrange a bacia hidrográfica do Ribeirão Cachoeirinha, afluente do Rio Tietê, ladeada por floresta e vegetação de gramíneas.

A EE Itapeti tem como principal objetivo a preservação da natureza, a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental.

Quanto à biodiversidade ocorrente, destacam-se duas espécies endêmicas da Mata Atlântica e ameaçadas de extinção, o Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o Palmito Juçara (Euterpe edulis).

VER TEXTO NA ÍNTEGRA