http://www3.ambiente.sp.gov.br/apa-sistema-cantareira

Sobre a Área de Proteção

Foi criada para proteger os recursos hídricos da região, especialmente os reservatórios que compõem o Sistema Cantareira: Jaguarí, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. da; pelas cachoeiras – especialmente a Cachoeira dos Pretos e pelos promontórios, como a Pedra Grande em Atibaia e Pedra Bela, no município de mesmo nome.

Sua área é bastante urbanizada, parcialmente localizada na Região Metropolitana de São Paulo, tendo Atibaia e Bragança Paulista, como as cidades mais urbanizadas.

A região apresenta um pólo industrial e tecnológico, representado pelos municípios de Bragança Paulista e Atibaia, contrastando com a ocupação restante, baseada em atividades agrícolas, em geral por pequenas propriedades e chácaras de lazer.

A delimitação da APA se superpõe às APAs Piracicaba/Juqueri-Mirim área II e Represa Bairro da Usina, reforçando a proteção aos recursos hídricos da região, particularmente as áreas que formam a bacia de drenagem do Sistema Cantareira, um dos principais responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Instrumentos legais: Criada pela Lei Estadual n° 10.111, de 04 de dezembro de 1998.

VER TEXTO NA ÍNTEGRA