http://www3.ambiente.sp.gov.br/apa-silveiras

Sobre a Área de Proteção

A APA Silveiras foi criada pela Lei Estadual 4.100, de 20 de junho de 1984. Protege os recursos hídricos, os remanescentes da vegetação nativa e o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico existentes no município de Silveiras.

A economia da região é rural, de característica tradicional e o município apresenta um notável potencial turístico como pólo cultural ligado aos períodos tropeirista e cafeeiro, e também como produtor de artesanato.

A região possui características rurais de grande beleza cênica, apresenta paisagens diversificadas em função de seu relevo bastante acidentado e com densa vegetação, principalmente na região das cabeceiras do Rio Paraitinga. Nessa região estão localizadas as cachoeiras e cascatas mais importantes e nos Campos da Bocaina, os paredões rochosos, os afloramentos de matacões e a vegetação original nas partes mais altas, formam uma paisagem peculiar.

Porém, as alterações no meio ambiente e diminuição brutal da cobertura vegetal do município de Silveiras, restringiu a presença mais significativa da fauna às áreas mais altas e preservadas, onde são encontradas várias espécies de aves como bacurau, gralha azul, codorna, anu-branco, inhambu-chintã, jacu, macuco além de mamíferos como o sauá, onça-parda, gato-do-mato, gato-maracajá, jaguatirica e loboguará.

VER TEXTO NA ÍNTEGRA