http://www3.ambiente.sp.gov.br/apa-sao-frasncisco-xavier

Sobre a APA



A APA São Francisco Xavier foi criada pela Lei Estadual 11.262 de 08 de novembro de 2002 e regulamentada pela Resolução SMA 64/08, que instituiu seu plano de manejo. A gestão atual de seu conselho foi empossada em janeiro de 2009, para um periodo de 2 anos. A APA São Francisco Xavier tem como principais atributos de proteção os recursos hidricos e o primata Muriqui (Brachyteles arachnoides, da familia Atelidae).

São Francisco Xavier é um importante local de atração para o turismo regional e recebe turistas de diversos estados e regiões. Possui belissimas paisagens e cachoeiras caracteristicas dos ecossistemas da Serra da Mantiqueira.

Esta APA integra o Mosaico de Unidades de Co nservação da Mantiqueira, formado por UCs dos Estados de SP, MG e RJ, num território de aproximadamente 700.000 hectares.

A gestão da APA São Francisco Xavier é de responsabilidade da Fundação Florestal com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e com fundamento nas diretrizes estabelecidas por seu Conselho Gestor. A APA conta ainda com apoio de parceiros locais como a ORBE e a Biblioteca Solidária. Os recursos disponíveis para gestão são oriundos do orçamento anual da Fundação Florestal, de compensação ambiental de empreendimentos e de projetos obtidos pelos parceiros e/ou pela própria Fundação Florestal.

A subprefeitura do distrito de São Francisco Xavier, disponibiliza a sala do Centro de Referência Ambiental (CRA) como local de referência para informações e reuniões.