Governo do Estado de São Paulo Sistema Ambiental Paulista

05/01/17 18:41

Cetesb atende a incêndio na fábrica de fertilizantes Vale, em Cubatão

incendio-cubatao
Técnicos da Cetesb estão, desde as 15h30 de hoje, quinta-feira, 5/1, prestando atendimento ao incêndio na Unidade 2 da Vale Fertilizantes, na Vila Parisi, no Polo Petroquímico de Cubatão. O incêndio obrigou à evacuação da população no entorno da área industrial, afetando as empresas Yara Fertilizantes e Cesari, além da Unidade 3 da Vale Fertilizantes.

O incêndio teve início em uma das correias que alimentam o galpão de nitrato de amônio, matéria-prima para a produção de fertilizantes. Trata-se de um produto explosivo, o que obrigou o Corpo de Bombeiros a isolar a área, tomando-se, inclusive, a decisão de interditar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, nos dois sentidos.

Por precaução, os técnicos da Cetesb, considerando a intensidade da pluma que se formou na atmosfera, sugeriu à Defesa Civil do Município de Cubatão a promover a evacuação da comunidade Mantiqueira que fica nas proximidades da empresa Usiminas, também evacuada. Os moradores dessa comunidade foram retirados com a utilização de três ônibus disponibilizados pela empresa e levados para uma escola do município.

O nitrato de amônio, quando inalado, pode causar forte irritação nos olhos, garganta e no trato respiratório.