Governo do Estado de São Paulo Sistema Ambiental Paulista

28/05/10 00:00

Estudantes de Estiva Gerbi levam Criança Ecológica para desfile cívico

Alunos foram divididos em grupos que representaram as agendas ambientais do projeto de educação ambiental da SMA

O feriado municipal e a ameaça de chuva não assustou os moradores de Estiva Gerbi que, na semana passada, usaram a educação ambiental como principal tema de seu 18° Desfile Cívico, em comemoração à emancipação político-administrativa da cidade. Organizado pela prefeitura, o evento reuniu alunos e professores das escolas e creches do município, participantes de projetos sociais e a população em geral.

O Projeto Criança Ecológica, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, foi escolhido como o tema da apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adélia Caleffi Gerbi. Segundo Cleusa Zanco, diretora da escola, a escolha do Criança Ecológica como tema do desfile se deu em função do projeto já ser trabalhado em sala de aula. “O projeto é riquíssimo em conteúdo, imagens e divertimentos”, justificou a diretora. No evento, foram trabalhadas todas as agendas ambientais do projeto, sendo que o 1° ano apresentou o tema “água”, o 2° ano “flora”, o 3° ano “poluição”, o 4° ano “fauna” e o 5° ano “aquecimento global”.

O objetivo central do Desfile Cívico foi resgatar a cidadania e o respeito com o município, que está em constante crescimento. Dentro disso, a EMEF Adélia Caleffi Gerbi, quis chamar atenção dos alunos e da população de uma maneira lúdica sobre a necessidade de respeitar o meio ambiente e mostrar que, através de pequenos atos, é possível fazer a diferença. Foram distribuídos adesivos, sementes e mudas para os espectadores do evento, além da divulgação do Projeto Criança Ecológica feita para os alunos e, consequentemente, aos seus pais, que se mostraram muito interessados no projeto de educação ambiental da SMA.

Além do trabalho exemplar em sala de aula, os alunos do 5° ano também entram em contato com o Projeto Criança Ecológica visitando o espaço Villa Ambiental, no Parque Villa-Lobos, na capital. A próxima visita está agendada para a próxima quarta-feira, 02.06, e o trabalho não para. Em novembro a escola realiza uma Mostra Cultural para expor os trabalhos dos alunos sobre o Criança Ecológica.

Texto: Felipe Vizioli
Fotografia: Prefeitura de Estiva Gerbi